quinta-feira, 12 de julho de 2012

Maias pt.2

                                             Os Maias

  Ninguém sabe quando nasceu a Civilização Maia e é bem difícil definir quem são eles. Pode-se considerar que apareceu como povos ao redor de 2500 a.C., e sua melhor época se iniciou em 900 d. C. ,e finaliza-se no século XVI, antes da chegada dos espanhóis.


  Pode-se dizer que os maias não têm uma única origem nem um idioma comum, nem constituíam uma só nação, senão que eram compostos de cidades-estado. A zona que ocuparam abrange distritos dos atuais, México, Honduras, Belize e El Salvador e são produto de emigrações de tribos procedentes do altiplano, todas da mesma família e chegaram à América Central  desde o norte.

  Os maias desenvolveram um sistema de escritura do qual se conservam alguns códigos como Dresde (que fala de adivinhação e astronomia), Paris (de tendência profética), Madri (horóscopos e almanaques) e Grolier (com um calendário completo).

  Tinham quatro deuses principais, bacabs, que se identificavam com os quatro pontos cardiais. 

  Edificaram, na selva, notáveis edifícios dos quais restaram as ruínas de Tikal, Chitzén Itzá, Palenque ou Copán. Dedicaram-se à agricultura do algodão, milho e cacau e ao comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário